IV Colóquio do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande (PPGH - FURG) tem por intento promover espaços de diálogos que permeiam o ensino de história, para isso buscamos promover o intercâmbio de pesquisas, relatos e práticas entre pesquisadores de pós-graduação, graduação e docentes da educação básica. Permitindo a intersecção do ensino de história com os demais campos complementares.

Na sua 4ª edição, que acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de Junho de 2022 com o tema “História local em debate: Conectando novas perspectivas”, a comissão organizadora promoverá encontros virtuais com palestras e apresentações de trabalho, dentro das condições descritas neste documento.

O evento marca o retorno das atividades presenciais, e busca de maneira perspicaz entrelaçar as conexões e o conhecimento acerca do tema proposto, A História Local como campo de saberes, de pesquisa e de atuação é imprescindível não apenas para o Ensino de História em si, mas também para outras áreas como Arqueologia, Antropologia e Sociologia, por exemplos. É também um meio para que a comunidade se sinta próxima da universidade e se reconheça como parte da construção e do desenvolvimento do ensino público no país.

Link para as palestras http://rebrand.ly/ppghfurgNo momento delas, o link estará ativo.

 

 

Cronograma

Programação

Inscrições

Certificados

Simpósios Temáticos

Salas Virtuais dos STs

Normas para envio de trabalhos

Caderno de Resumos

Comissão Organizadora e Comissão Científica

E-mail de contato

 

Para acessar o Caderno de Resumos, clique aqui.

Simpósio 1: História como Pesquisa

O uso do alambique na modernização de produção da cachaça no século XVIII nas regiões da América Portuguesa - Ana Paula Barco da Silva;

A tragédia Medeia e a problemática de gênero - Darcylene Pereira Domingues;

Entre discursos, poderes e representações: a Amazônia em periódicos acreanos (1960-1980) - Emily Nayra Soares Albuquerque;

Produtos gerados no âmbito do PPGH/FURG: análise dos trabalhos de conclusão de mestrado defendidos entre 2014 e 2019 - Jarbas Greque Acosta; Renata Braz Gonçalves;

Oferendas para Iemanjá e historiadores (as): A festa como “lugar” da pesquisa histórica – Marcelo Moraes Studinski;

Memória e territorialidade da estrada de ferro na formação econômica de Mimoso do Sul – ES - Talytha Cardozo Angelo;

Os Pensadores do Estado: a participação dos intelectuais piauienses na propagação do nacionalismo no Piauí durante a Era Vargas (1930-1945) - Weslley Araújo.

 

Simpósio 2: Protagonismos e Pluralidades Sociais

Memória coletiva: os processos de usucapião como forma de proteção a identidade e territorialidade - Bethânia Luisa Lessa Werner; Nathalia Lima Estevam;

“Aprendi muitas coisas com marido arreliando porque não gostav que eu saía de casa, mas eu ia assim mesmo”: pluralidade de narrativas e experiências na historiografia de fiandeiras e tecedeiras em Jataí-GO - Jéssica da Costa;

O controle institucional da Inquisição: o processo de Ana da Trindade (1735) - Mariana Silva Rodrigues;

Educação Patrimonial dialógica como Ensino de História não-formal no acompanhamento pedagógico ao estudante indígena e quilombola (APEIQ) da FURG - Marlon Borges Pestana;

Cultura Indígena em sala de aula: Importância da autoria para a construção do protagonismo - Mayara Pereira Correa;

Discussão sobre gênero e uma análise dos índices de violência em tempos de pandemia - Rafaela Guardalúpi; Júlia Matos;

“Civilização”: A sublevação dos indígenas na Ilha de Quiepe - Ramon Queiroz Souza;

Sexualidades dissidentes na Educação Básica - Valmir Borges.

 

Simpósio 3:  Ensino de História

No banco dos réus as nossas estátuas: a problemática dos passados sensíveis a partir do local - Darlise Gonçalves de Gonçalves;

O novo Ensino Médio e suas consequências para o Ensino de História e o lecionamento em História Latino-Americana - Fernando Barros;

Decolonialidade e História Local: um outro Ensino de História é possível - Glênia Caetano Freitas Alves;

História Local: Ensinando e conectando a história, a partir dos monumentos centrais da cidade de Limeira – SP - João Pedro Barbosa Alvarinho; Gisele Helena de Castro e Silva;

Latinidade e o Ensino de História - Nelson Junior;

O retorno ao ensino presencial em uma perspectiva popular: um relato de experiência no Quinta Superação - Juliana Pereira; Thalis Sartorio;

História e Cultura Afro-Brasileira: onde está a lei nº 10.639/03 nas bibliotecas de Rio Grande? Patrícia da Silva Pereira

Recursos educacionais abertos: um substituto à altura dos livros didáticos - Ygor Combi.

 

Simpósio 4: Interdisciplinaridades

Pluralidade Cultural: Uso das coisas efêmeras como fontes históricas através da Educação Patrimonial - Alissa Esperon Vian; Pâmela da Conceição;

Abordagem teórico-metodológica para uma análise da relação entre História e Ficção Científica - Cristiano Gastal;

As mulheres e gênero na História da Educação: Uma análise sobre os encontros da ASPHE (2010-2019) - Diênifer Alves Ramos da Rosa;

Estado brasileiro e agricultura convencional: breve análise - Lais Schillim Silva;

O vestido gaúcho como traje típico brasileiro: o Miss Universo e a feminização da pilcha gaúcha - Leonardo Caballero Piza;

Escritores ingleses oitocentistas e seus usos do passado, mitos gregos antigos na obra Frankenstein. Ou o Prometeu Moderno de Mary Shelley e o Prometeu Desacorrentado de Percy Shelley - Luana da Silva de Souza;

Crônicas visuais de trabalhadores de São Paulo (1940): Perspectivas fotográficas de Hildegard Rosenthal - Maria Clara Lysakowski Hallal;

O esquecimento de crimes em passados ditatoriais: perspectivas comparadas entre Alemanha e Brasil (1979-2019) - Rafael Haddad Cury Pinto;

Olhares para educação em terreiros de Quimbanda - Rodrigo Lemos Soares;

Musicando a História: O uso de composições musicais no ensino histórico escolar - Rodrigo Luis Oliveira;

O Responso em Mostardas/RS - Sabrina Machado Araujo;

                 

Salas Virtuais dos Simpósios Temáticos

 

Simpósio 1: História como Pesquisa
Terça-feira, 14 de junho · 14:00 até 17:00p
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/bns-fpws-qjf

Simpósio 2: Protagonismos e Pluralidades Sociais
Terça-feira, 14 de junho · 14:00 até 17:00pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://meet.google.com/vqb-pvfd-goo
Extra: https://meet.google.com/gye-ogrq-uaj

Simpósio 3:  Ensino de História
Terça-feira, 14 de junho · 19:00 até 22:00pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: http://meet.google.com/onm-swmh-tya

Simpósio 4: Interdisciplinaridades
Terça-feira, 14 de junho · 19:00 até 22:00pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada: https://us06web.zoom.us/j/5101988000

 

Comissão Organizadora

 

Adriana Kivanski de Senna - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Glênia Caetano Freitas Alves - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Haila Vilar de Paiva - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

João Pedro Barbosa Alvarinho - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

José Carlos da Silva Cardozo - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Júlia Silveira Matos - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Marcelo da Silva Alves - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Wagner Silveira Feloniuk - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

 

 

Comissão Científica

 

Cláudio Renato Morais da Silva - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Gianne Zanella Atallah - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

José Carlos da Silva Cardozo - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

Wagner Silveira Feloniuk - Universidade Federal do Rio Grande (FURG)