Importante: ST3, em 17/10/2025, será no Pavilhão 1, Salas 1103 e 1208. Prédio em frente ao Auditório da Psicologia.
ST 1 Prática e pesquisa no ensino de História
15/10 - 14h - Auditório da Psicologia
Mediadores: Profa. Dra. Julia Matos, Profa. Rita Grecco dos Santos, Prof. Dr. William Bonete
Centra-se na análise do papel das práticas e das pesquisas no ensino de História, assim como, na formação do historiador-docente como pesquisador. Visa a promover um debate que apresenta a pesquisa como parte indissociável do ensino de História. Desta forma, estrutura-se a partir dos estudos sobre o ofício do historiador, procurando debater as práticas nas quais o historiador-docente realiza a pesquisa e o ensino de história.
Sala 1 do ST 1 (em ordem de apresentação sugerida)
| - A BUSCA POR UMA PEDAGOGIA DOS SABERES E CONHECIMENTOS ANCESTRAIS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA |
| - HISTÓRIA COMO FERRAMENTA TRANSDISCIPLINAR |
| - EDUCAÇÃO HISTÓRICA: AULA OFICINA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
| - EDUCAR PARA O TEMPO E PARA A TERRA: FORMAÇÃO CONTINUADA EM HISTÓRIA E MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
| - IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 ATRAVÉS DE OFICINAS SOBRE CANÇÕES AFRO-BRASILEIRAS: CULTURA, VALORIZAÇÃO E COMPETÊNCIA ESCRITA |
| - ENTRE DISCURSOS E HIATOS: O PATRIMÔNIO NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA (PNLD - 2020 - BRASIL) |
| - O LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE SOBRE AS CONCEPÇÕES DE HISTÓRIA E SER HISTORIADOR EM MATERIAIS APROVADOS PELO PNLD DE 2020 |
| - PROFESSORAS DE HISTÓRIA E SUPERVISORAS ESCOLARES: RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE DUAS PROFISSIONAIS DA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL DO RIO GRANDE DO SUL (2020 - 2025) |
| - SOBRE A DIDÁTICA DA HISTÓRIA QUE QUEREMOS E DEFENDEMOS: REFLEXÕES SOBRE CAMINHOS E PROJETOS |
Sala 2 do ST 1 (em ordem de apresentação sugerida)
| - PERSPECTIVAS E DESAFIOS DO ENSINO DE HISTÓRIA DA ÁFRICA NO BRASIL: INVISIBILIDADE DOS CRISTIANISMOS DO CONTINENTE AFRICANO (SÉCULO I-VII) |
| - REFLEXÕES SOBRE O PAPEL SOCIAL DA HISTÓRIA NO ENSINO: PERSPECTIVA A PARTIR DO MANDATO DE JAIR BOLSONARO (2019-2022) |
| - HISTÓRIA POLÍTICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: O QUE AS FIGURAS DE DARTH SIDIOUS E LORDE VOLDEMORT PODEM REPRESENTAR SOBRE UM DIDATOR? |
| - CORREIO DO SUL E AS ELITES POLÍTICAS DE BAGÉ: EDUCAÇÃO, MEMÓRIA E DISPUTAS DE PODER (1944–1992) |
| - O CINEMA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE HISTÓRIA REFERENCIAS FILMICAS SOBRE NAZIFASCISMO E TOTALITARISMO COMO RECURSOS PEDAGÓGCOS (2009-2005) |
| - JOGOS ELETRÔNICOS: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE O AUMENTO DA PRODUÇÃO HISTORIOGRÁFICA NO ENSINO DE HISTÓRIA |
| - INTELIGENCIA ARTIFICIAL NO ENSINO DE HISTÓRIA: USO DOS ALUNOS E A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES |
| - HISTÓRIA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA POSSÍVEL PARCEIRA? |
| - O USO DO CHATGPT COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE DAS POSSIBILIDADES E LIMITES NA PRÁTICA DOCENTE E DISCENTE |
ST 2 Campos e linguagens da História
16/10 - 14h - Auditório da Psicologia
Mediadores: Profa. Dra. Adriana Senna, Profa. Dra. Mayara Martins, Prof. Dr. Wagner Feloniuk
Centra-se na pesquisa dos diferentes campos do conhecimento histórico e suas múltiplas linguagens, assim como o papel dos saberes da história regional, ambiental, afro-brasileira, indígena, cartográfica, das religiões e religiosidades e da cultura material para o ensino de História. Esta linha entende que o processo geral de produção dos saberes históricos ocorre a partir da articulação entre a historiografia e o conhecimento produzido por professores e alunos em espaços escolares e não escolares. Busca-se compreender e interpretar os caminhos de dialogicidade com as práticas e reflexões do saber/conhecimento presente entre os docentes e alunos.
Sala 1 do ST 2 (em ordem de apresentação sugerida)
| - ANÁLISE DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE HISTÓRIA E CIÊNCIAS SOCIAIS: UMA VISÃO POR MEIO DA CIÊNCIA ABERTA |
| - MUSEU PORTÁTIL ARQUEOLÓGICO DO RIO GRANDE (RS): UMA PROPOSTA DE ENSINO DE HISTÓRIA LOCAL INTEGRANDO ARQUEOLOGIA, EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E RECURSOS INTERATIVOS |
| - EXTRATIVISMO MINERAL, PODER SIMBÓLICO E GEOPARQUES UNESCO: HISTÓRIA AMBIENTAL EM CAÇAPAVA DO SUL |
| - INTERNET COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA HISTÓRICA: ANÁLISE DO PROCESSO EDUCACIONAL JESUÍTA ATRAVÉS DE FONTES PRIMÁRIAS DIGITAIS |
| - FACULDADE LIVRE DE DIREITO DE PORTO ALEGRE, TURMA DE 1928: A CONTROVÉRSIA DE RUY CIRNE LIMA E ALBERTO PASQUALINI SOBRE A MENTALIDADE PÓS-GUERRA |
ST 3 História pública e lugares de memória
17/10 - 14h - Auditório da Psicologia
Mediadores: Profa. Dra. Carmem Schiavon, Prof. Dr. Fabiano Rückert, Prof. Dr. Paulo Staudt Moreira, Profa. Dra. Vivian Paulitsch
Esta linha de pesquisa se constitui a partir da perspectiva historiográfica que está voltada para a análise, compreensão e explicação dos fenômenos que envolvem conhecimentos históricos formados em debates públicos e em dinâmicas internas de construção da memória e, portanto, de aprendizagens históricas. Nessa perspectiva, a presente linha de pesquisa propõe a consolidação e orientação de pesquisas que se voltem para a compreensão das relações entre as aprendizagens históricas e os usos do passado pela História Pública.
Sala 1 do ST 3 (em ordem de apresentação sugerida)
| - “PATRIMÔNIO É O SINÔNIMO DO MEU SEGUNDO LAR”: O PROJETO OBJETOS E MEMÓRIAS DA FÁBRICA RHEINGANTZ E A VALORIZAÇÃO DAS MEMÓRIAS DE MULHERES OPERÁRIAS EM RIO GRANDE/RS |
| - AS FÁBRICAS DE PESCADOS DE SÃO JOSÉ DO NORTE E RIO GRANDE: O ESPAÇO FABRIL ENQUANTO LUGAR DE MEMÓRIA |
| - OS MOVIMENTOS GREVISTAS DA CIDADE DO RIO GRANDE E SUAS REPERCUSSÕES NOS JORNAIS LOCAIS |
| - CONSCIÊNCIA HISTÓRICA E MOBILIZAÇÃO ESTUDANTIL: AS OCUPAÇÕES DA FURG (2012 À 2017) COMO LUGARES DE MEMÓRIA E AÇÃO POLÍTICA |
| - CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL POR MEIO DE MEMÓRIAS ESCOLARES: EMEI VEREADOR OSCAR FERREIRO DE CAMPOS MORAES, RIO GRANDE/RS |
| - BASTOS GUERRA E O CIRCUITO TEATRAL EM RIO GRANDE/RS: ENTRE A TRADIÇÃO EUROPEIA E A CULTURA LOCAL |
| - HISTÓRIAS DE UM FUTEBOL À SOMBRA: RELATOS DO PROJETO ATLETAS LIVRES – POLO PELOTAS |
| - “UM PRETO QUE APARECEU ASFIXIADO POR SUBMERSÃO NAS PRAIAS DESTA CIDADE”: SAÚDE, DOENÇA E MORTE NA CIDADE PORTUÁRIA DE RIO GRANDE (RS, SÉCULO XIX) |
Sala 2 do ST 3 (em ordem de apresentação sugerida)
| - HISTÓRIA PÚBLICA: UMA FORMA DE DEFESA E PROMOÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO |
| - RELAÇÕES PERTINENTES ENTRE HISTÓRIA PÚBLICA E A UTILIZAÇÃO DO CINEMA NO ENSINO DE HISTÓRIA |
| - A ALEGORIA DO APAGAMENTO: COLONIALIDADE NAS CIDADES E O DIREITO AO PATRIMÔNIO |
| - DIÁSPORAS, O ATLÂNTICO NEGRO E OS RITMOS DE RESISTÊNCIA |
| - ARQUIVOS PESSOAIS: IDENTIDADE (IN)VISÍVEL |
| - SHOWS DE ROCK EM LUGARES PÚBLICOS EM SANTA MARIA: MEMÓRIAS FRAGMENTADAS E COLETIVAS |
| - A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL E SEUS PRINCIPAIS DESAFIOS NA PRÁTICA EDUCACIONAL NAS ESCOLAS REGULARES |
| - ENTRE LEMBRAR E ESQUECER: A PANDEMIA DE COVID-19, MEMÓRIA SOCIAL E A DISPUTA PELOS LUGARES DE MEMÓRIA NO BRASIL |
* Salas de aula dos STs e outras atividades: Auditório da Psicologia do Instituto de Ciências Humanas e da Informação (ICHI)