Simpósio 1: História como Pesquisa

O uso do alambique na modernização de produção da cachaça no século XVIII nas regiões da América Portuguesa - Ana Paula Barco da Silva;

A tragédia Medeia e a problemática de gênero - Darcylene Pereira Domingues;

Entre discursos, poderes e representações: a Amazônia em periódicos acreanos (1960-1980) - Emily Nayra Soares Albuquerque;

Produtos gerados no âmbito do PPGH/FURG: análise dos trabalhos de conclusão de mestrado defendidos entre 2014 e 2019 - Jarbas Greque Acosta; Renata Braz Gonçalves;

Oferendas para Iemanjá e historiadores (as): A festa como “lugar” da pesquisa histórica – Marcelo Moraes Studinski;

Memória e territorialidade da estrada de ferro na formação econômica de Mimoso do Sul – ES - Talytha Cardozo Angelo;

Os Pensadores do Estado: a participação dos intelectuais piauienses na propagação do nacionalismo no Piauí durante a Era Vargas (1930-1945) - Weslley Araújo.

 

Simpósio 2: Protagonismos e Pluralidades Sociais

Memória coletiva: os processos de usucapião como forma de proteção a identidade e territorialidade - Bethânia Luisa Lessa Werner; Nathalia Lima Estevam;

“Aprendi muitas coisas com marido arreliando porque não gostav que eu saía de casa, mas eu ia assim mesmo”: pluralidade de narrativas e experiências na historiografia de fiandeiras e tecedeiras em Jataí-GO - Jéssica da Costa;

O controle institucional da Inquisição: o processo de Ana da Trindade (1735) - Mariana Silva Rodrigues;

Educação Patrimonial dialógica como Ensino de História não-formal no acompanhamento pedagógico ao estudante indígena e quilombola (APEIQ) da FURG - Marlon Borges Pestana;

Cultura Indígena em sala de aula: Importância da autoria para a construção do protagonismo - Mayara Pereira Correa;

Discussão sobre gênero e uma análise dos índices de violência em tempos de pandemia - Rafaela Guardalúpi; Júlia Matos;

“Civilização”: A sublevação dos indígenas na Ilha de Quiepe - Ramon Queiroz Souza;

Sexualidades dissidentes na Educação Básica - Valmir Borges.

 

Simpósio 3:  Ensino de História

No banco dos réus as nossas estátuas: a problemática dos passados sensíveis a partir do local - Darlise Gonçalves de Gonçalves;

O novo Ensino Médio e suas consequências para o Ensino de História e o lecionamento em História Latino-Americana - Fernando Barros;

Decolonialidade e História Local: um outro Ensino de História é possível - Glênia Caetano Freitas Alves;

História Local: Ensinando e conectando a história, a partir dos monumentos centrais da cidade de Limeira – SP - João Pedro Barbosa Alvarinho; Gisele Helena de Castro e Silva;

Latinidade e o Ensino de História - Nelson Junior;

O retorno ao ensino presencial em uma perspectiva popular: um relato de experiência no Quinta Superação - Juliana Pereira; Thalis Sartorio;

História e Cultura Afro-Brasileira: onde está a lei nº 10.639/03 nas bibliotecas de Rio Grande? Patrícia da Silva Pereira

Recursos educacionais abertos: um substituto à altura dos livros didáticos - Ygor Combi.

 

Simpósio 4: Interdisciplinaridades

Pluralidade Cultural: Uso das coisas efêmeras como fontes históricas através da Educação Patrimonial - Alissa Esperon Vian; Pâmela da Conceição;

Abordagem teórico-metodológica para uma análise da relação entre História e Ficção Científica - Cristiano Gastal;

As mulheres e gênero na História da Educação: Uma análise sobre os encontros da ASPHE (2010-2019) - Diênifer Alves Ramos da Rosa;

Estado brasileiro e agricultura convencional: breve análise - Lais Schillim Silva;

O vestido gaúcho como traje típico brasileiro: o Miss Universo e a feminização da pilcha gaúcha - Leonardo Caballero Piza;

Escritores ingleses oitocentistas e seus usos do passado, mitos gregos antigos na obra Frankenstein. Ou o Prometeu Moderno de Mary Shelley e o Prometeu Desacorrentado de Percy Shelley - Luana da Silva de Souza;

Crônicas visuais de trabalhadores de São Paulo (1940): Perspectivas fotográficas de Hildegard Rosenthal - Maria Clara Lysakowski Hallal;

O esquecimento de crimes em passados ditatoriais: perspectivas comparadas entre Alemanha e Brasil (1979-2019) - Rafael Haddad Cury Pinto;

Olhares para educação em terreiros de Quimbanda - Rodrigo Lemos Soares;

Musicando a História: O uso de composições musicais no ensino histórico escolar - Rodrigo Luis Oliveira;

O Responso em Mostardas/RS - Sabrina Machado Araujo;